SEMENTES DE MOSTARDA - UM PERIGO NA PONTA DA PINÇA

 

 

A auriculoterapia é uma prática que vem sendo difundida de forma desordenada e desqualificada atualmente.

Não se pode confundir um trabalho sério e embasado em estudos complexos, com práticas sujas e que colocam em risco a saúde daquele que busca nessa alternativa uma possibilidade de melhorar algum problema de saúde.

Um exemplo bem prático disso é o uso de sementes de mostarda fixadas na orelha como forma de terapia.

Vale lembrar algumas colocações para entender porque esta prática oferece riscos não só à saúde como consequentemente à vida deste paciente.

- A semente de mostarda é uma matéria orgânica. E matéria orgânica é matéria que pode entrar em DECOMPOSIÇÃO.

- O pavilhão auricular (orelha) é muito rico em inervações e altamente vascularizada. Sem dizer que em se tratando de Brasil, país tropical, torna-se também um ambiente bastante úmido.

Não bastasse afixar matéria orgânica em território rico em umidade, vasos e nervos, é comum os "terapeutas" ainda pedirem para os pacientes APERTAREM bem as sementes várias vezes ao dia.

A semente é dura o suficiente para machucar o tecido da orelha a ponto de fazer sangrar ou até mesmo provocar pequenas lesões que inicialmente podem parecer pequenas, mas que por estarem em contato com material orgânico de procedência duvidosa, fica propenso a lesões e inflamações as mais variadas.

 

Você sabe de onde vem a semente que você está botando na sua orelha?

 

A semente de mostarda é embalada quase que do jeito que vem da planta. Comumente não há tratamento da semente para seu uso medicinal. Isso sem falar em seu armazenamento.

Por ser material de custo baixíssimo e irrisório, os "terapeutas" compram aos quilos e vão usando até acabar. Esquecendo que matéria orgânica pode acumular os mais diversos tipos de microorganismos que podem causar as mais diferentes doenças da orelha.

Cuidado também com ditas esferas de prata ou ouro que seu "terapeuta" pode colocar em você. Elas não são nem de prata e muito menos de ouro. Se fossem, teriam um custo bastante elevado e não é o que ocorre. Esse material é feito de alguma liga desconhecida e que recebe um "banho" de tinta para imitar prata ou ouro. E essa tinta descasca facilmente podendo causar lesões do mesmo tipo que a semente de mostarda que pode "germinar" dentro de sua orelha.

 

Um material bastante seguro são as esferas de cristal

Os cristais de quartzo além de não se tratar de matéria orgânica, não precisam ser manipulados pelo paciente. Ao serem colocados, eles ativam os pontos de acupuntura sem causar lesões e ainda oferecendo os mais variados benefícios do cristal.

 

Você pode estar se perguntando porque seu "terapeuta" utiliza sementinha de mostarda enquanto pode utilizar esferas de cristal.

O problema é que as esferas de cristal tem um custo pelo menos 8 vezes maior que o das sementes. E uma pessoa que não está preocupada com possíveis lesões na sua orelha, não vai se preocupar em gastar 8 vezes mais para supostamente fazer o mesmo trabalho. E acredite; ele comumente cobra de você o mesmo valor que um terapeuta responsável cobra para tratar você com cristais de quartzo.

E enquanto isso quem sofre é o paciente que busca numa terapia alternativa, a solução para seus problemas de saúde.

 

 

As doenças da orelha são as mais variadas. Inflamações na orelha causam desde coceira, lesão tecidual, surdez, e casos mais graves como algum microorganismo penetrar pelo ouvido chegando até o cérebro e até mesmo, em casos mais graves, ocorrer a amputação da orelha quando houver alguma lesão grande o suficiente.  Veja exemplos abaixo.

 

                                                          

 

                                                                                               

 

Existem cuidados que você pode tomar antes de se submeter a terapias que podem oferecer riscos à sua saúde.

 

- Procure saber de onde vem o material que estão colocando em você. Não permita que usem material que pode entrar em decomposição.

- Procure saber a formação do profissional. Um profissional de saúde NÃO UTILIZA SEMENTES DE MOSTARDA para fixar na sua orelha.

Faça a coisa certa. Procure um profissional de verdade para tratar de você e não permita que usem sementes na sua orelha. Gaste um pouco mais e faça um tratamento de verdade com um profissional que respeita você.

 

Dr. André Resende